segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Novo artigo

Olá pessoal. Acabamos de receber o aceite de mais um artigo vinculado à pesquisa dos policiais militares. Este será publicado na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), em 2012. O artigo tem como título: "Nível de atividade física e barreiras percebidas para a prática de atividades físicas entre policiais militares". Segue o resumo do artigo que é uma prévia da publicação. Em breve poderemos ter acesso ao texto, na íntegra, no próprio site da revista.


NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E BARREIRAS PERCEBIDAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS ENTRE POLICIAIS MILITARES
Ms. Gilmar Mercês De Jesus
Mestre em Saúde Coletiva, Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil, Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde (NEPAFIS).
e-mail: gilmj@yahoo.com.br

Grad. Éric Fernando Almeida De Jesus
Licenciado em Educação Física, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde (NEPAFIS), Bahia, Brasil
e-mail: ericfernando.uefs@hotmail.com

O estudo descreveu o nível de atividade física e as barreiras percebidas para a prática de atividades físicas em uma amostra de 316 policiais militares de Feira de Santana, Bahia. Houve 37% de indivíduos insuficientemente ativos, sem diferença significante entre os sexos e a idade. Entre as barreiras percebidas para a prática de atividade física destacaram-se: compromissos familiares (39,2%), jornada de trabalho (36,7%), falta de equipamento (30,4%), ambiente inseguro (26,9%), falta de companhia (25,6%), tarefas domésticas (20,6%) e falta de recursos financeiros (20,3%). A prevalência de policiais insuficientemente ativos foi maior entre os que percebem barreiras pessoais, ajustado pelo sexo, idade e pelas barreiras ambientais, sociais e financeiras (RP: 1,5; IC95%: 1,00-2,26).

Parabéns a todos direta e indiretamente ligados ao estudo.

Abraços. Gilmar.

2 comentários:

  1. Parabéns professor!!! Alto nível!! Em breve, também quero publicar artigo, viu?! Comentando rapidinho sobre o artigo: as barreiras percebidas nesse estudo com PM,são semelhantes ao que se encontra em diversos trabalhos realizados com pessoas das demais ocupações.

    ResponderExcluir